• Secretaria ABdC

Sociedades científicas lançam princípios em defesa da educação pública para as eleições municipais

Presente em todos os estados e no Distrito Federal, Rede Comunica Educação defende a escola pública e gratuita e a divulgação do conhecimento científico


Num cenário em que a educação e a ciência se tornaram alvos de ataques e desinformação, a Rede Comunica Educação, composta por 14 sociedades científicas e entidades acadêmicas e de classe da área da educação, lança, no próximo dia 28 de outubro (quarta-feira), o documento 10 princípios em defesa da educação pública nas eleições municipais de 2020. O lançamento marca a primeira ação da Rede Comunica Educação, uma articulação inédita entre diferentes organizações dessa natureza, presentes nas 27 unidades da federação.

Lives de lançamento Os 10 princípios em defesa da educação pública nas eleições municipais de 2020 serão tema de debate em duas lives, realizadas na quarta (28/10) nos canais do YouTube da ANPEd (http://bit.ly/ytanped), às 16h; e do Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022 (http://bit.ly/ytpensar), às 17h. Na ocasião, também será lançado o documento na íntegra.

Para saber mais sobre a Rede clique aqui!

Informações/Assessoria de Imprensa João Marinho joao.marinhosp@gmail.com +55 11 98714 6735 MTB 42048/SP




1 visualização

16 Frentes Parlamentares do Congresso Nacional e 54 entidades e movimentos ligados à Educação vêm a público manifestar preocupação com todas as iniciativas que visem a desestabilizar o funcionamento das instituições de ensino, sejam elas de cunho orçamentário, ou em formato de ofensas à legislação.


ABdC assina com outras entidades e frentes o "Manifesto em Defesa da Educação como Direito Público!


Para ler o documento na íntergra clique aqui.

Assine o Abaixo-assinado clique aqui.


8 visualizações

NOTA CONJUNTA DAS ENTIDADES SOBRE COMPOSIÇÃO DO CNE


A Lei nº 9.131/1995, em consonância com os demais dispositivos legais, define que o Conselho Nacional de Educação, composto pelas Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior, tem atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, de forma a assegurar a participação da sociedade no aperfeiçoamento da educação nacional. Para esse fim, disciplina que a escolha e nomeação dos conselheiros, cuja função é definida como de interesse público relevante, será feita pelo Presidente da República, obrigatoriamente, dentre os indicados em listas elaboradas especialmente para cada Câmara, mediante consulta a entidades da sociedade civil (entidades nacionais), que congreguem os docentes e segmentos representativos da comunidade científica, dirigentes de sistemas e instituições de ensino - secretários e conselheiros estaduais e municipais de Educação, reitores de universidade, diretores de escola - e os estudantes. Portanto, em consonância com a legislação, a composição do CNE - como órgão de Estado e não de governo - deve ser democrática e plural, composta majoritariamente por representantes da sociedade civil.


Para ler o documento na íntegra clique aqui.

10 visualizações

Visite

A Associação Brasileira de Currículo tem sua sede registrada na UERJ/Laboratório Educação e Imagem.

Siga-nos

@abdcurriculo

Entre em contato

secretariaabdc@gmail.com