• Secretaria ABdC

Conselho Estadual de Educação: posse da nova gestão

ABdC participou, na manhã de 06 de Agosto de 2019, da sessão solene de recondução à presidência e transmissão de cargo à vice-presidência do Conselho Estadual de Educação.



Em suas palavras a presidente da Associação deu destaque à posição de nos contrapormos à "lógica instrumental e esterilizada, que com base no argumento científico", reveste de validade a escolha de “apenas conhecimentos” e que afirma que "não é currículo”, restaurando um modelo binário entre o estado como origem de políticas e o velho lugar fixado ao docente na escola de executor, detentor de conhecimentos e instrumentos de reprodução de programas de regulação definidas em mapeamentos lineares dos processos políticos.

Nossa atuação tem se balizado pelo enfrentamento dessa lógica, em defender o não apagamento da luta política que o currículo é. Nesse sentido, hoje é fundamental retomarmos Freire sobre a esperança:

“Enquanto necessidade ontológica a esperança precisa da prática para tornar-se concretude histórica, É por isso que não há esperança na pura espera, nem tampouco se alcança o que se espera na espera pura, que vira, assim, espera vã.

​É aqui não esperamos, fazemos desse espaço nossa prática de escrita de outras histórias, de experiências dialógicas e democráticas que esperançamos na gestão de Malvina Tutuman e Elizângela Silva".





10 visualizações

Visite

A Associação Brasileira de Currículo tem sua sede registrada na UERJ/Laboratório Educação e Imagem.

Entre em contato

secretariaabdc@gmail.com